O Beef Forecasting Group da União Européia (UE) previu que o requerimento de importação de carne bovina para a maioria dos Estados Membros do bloco europeu crescerá em 2006 para compensar a esperada queda na produção doméstica.
A produção na Itália, França, Alemanha, Holanda, Suécia, Espanha e Portugal deverá ser menor em 2006 do que no ano anterior. O declínio deverá fornecer oportunidade para os exportadores, mas o efeito do fim da barreira aos animais de mais de 30 meses de idade do Reino Unido deverá reduzir isso.
De uma perspectiva total do bloco europeu, a diferença entre o maior consumo e a menor produção deixará um déficit de mercado de cerca de 350 mil toneladas no próximo ano.
A produção de carne bovina nos 15 países que já eram membros da UE antes de sua ampliação deverá cair 2% com relação a 2005, devido à menor produtividade. O declínio poderia ser maior se não fosse o aumento do peso médio da carcaça que compensa parcialmente a queda no número de animais.
As importações de animais vivos pela Alemanha caíram 29% e as exportações caíram 52% em 2005. Na Holanda, a produção de carne bovina e de vitelo deverá cair 2% neste ano.
A produção na Inglaterra deverá aumentar 7% neste ano, devido ao aumento no número de bovinos, maiores pesos das carcaças e retirada da barreira aos animais de mais de 30 meses de idade.
Fonte: Examiner, adaptado por Equipe BeefPoint