IBGE: rebanho brasileiro ultrapassa os 200 milhões
6 de dezembro de 2005
Mapa deve lançar novo sistema de inspeção em 2006
8 de dezembro de 2005

UE: importadores prevêem embargo ao Brasil

Segundo importadores europeus de carne brasileira é muito provável que o Brasil sofra embargo total pela UE. No dia 8 de dezembro, haverá a reunião do comitê de defesa sanitária da Comissão Européia, quando acredita-se que os europeus irão barrar a carne bovina de todos os estados brasileiros.

Na UE, a pressão interna dos produtores pelo embargo total à carne do Brasil é grande. Os europeus estão insatisfeitos com as informações a respeito dos casos de aftosa no MS e dos possíveis focos no PR. Além disso, as modificações no sistema brasileiro de rastreabilidade não estão a contento das autoridades européias.

Por outro lado, o mercado europeu é atualmente dependente da carne brasileira. A Argentina tem tido dificuldades em fornecer carne a UE e seu governo está preocupado atualmente com o aumento dos preços da carne bovina no mercado interno, criando novos impostos sobre as exportações. Há frigoríficos fechados há mais de 15 dias, em férias coletivas.

O preço da carne importada no mercado europeu está bastante alto, com alguns importadores já migrando para cortes oriundos de animais europeus, de descarte.

“A grande preocupação dos importadores é que, com Brasil totalmente fechado e com a Argentina em dificuldades, os clientes da carne importada encontrem outras alternativas, incentivando o consumo de carne européia e até de outros tipos de carne. Pior ainda é a perda de credibilidade que o Brasil sofrerá caso os europeus se convençam que o sistema brasileiro de sanidade e rastreabilidade não é confiável”, analisa Fernando Sampaio, trader da Meat Import Zandbergen, Holanda.

Fonte: Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. cristiano pereira barbosa disse:

    No meu entendimento, acho que já tivemos tempo suficiente para implementar as exigências apresentadas pela UE em sua última visita ao Brasil.

    No entanto até o presente momento não houve nenhum esforço para colocá-las em prática.

    Cristiano Pereira Barbosa
    Médico veterinário
    Supervisor em certificações e ratreabilidade

  2. mario centini disse:

    Será que o presidente Lula está fazendo isso com a pecuária de propósito?

    Nós sofremos varias décadas e foram gastos fortunas para chegar onde chegamos e, em apenas três anos, eles conseguiram destruir tudo.

    É a política da terra arrasada, pois com a certeza de que não vão (graças a Deus) se reeleger, vão destruir tudo.