Canadá aumenta restrições em ração para prevenir EEB
19 de julho de 2004
Lições australianas
21 de julho de 2004

UE indica que pode melhorar oferta agrícola

A União Européia (UE) deu ontem ao Mercosul “indicações” de “possíveis” melhoras na sua oferta agrícola para as exportações do bloco do cone sul. O secretário de Comércio Exterior da Argentina, Martin Redrado, disse que o aumento de cotas para exportação de carnes fez parte do primeiro dia de barganha real entre os dois blocos. Além de admitir que há margem para aumento de cotas, Bruxelas evoluiu sua posição sobre os produtos agrícolas processados (PAPs), de especial interesse do Mercosul.

Até agora, somente era oferecido preferência tarifária de 50% sem reduções posteriores. Ontem, outra idéia apresentada foi negociar reciprocidade plena onde houver consenso no Mercosul.

Pela primeira vez, a UE indicou que poderia dar em 2008 a segunda parte das cotas para o Mercosul, indiferente se a negociação na OMC terminar naquela data ou não. Até agora, os europeus diziam que dariam 50% da cota na assinatura do acordo regional, e o Mercosul poderia ficar sem a outra metade se Bruxelas tivesse que fazer muitas concessões na OMC.

Ontem, o Mercosul martelou que a segunda etapa de cotas tem valor econômico zero. O que interessa ao bloco é o que está na mesa, e por isso entende que Bruxelas precisa aumentar muito as cotas. A UE aceitou o princípio de eliminação de subsídios na exportação de produtos agrícolas para o Mercosul, segundo Redrado. Isso dá coerência à posição do Mercosul, que pede eliminação dos subsídios agrícolas em todas as negociações.

A mensagem foi de que por mais importante politicamente que seja um acordo regional, se não houver ganhos econômicos substanciais o Brasil e a Argentina não terão como sustentar internamente o compromisso. Bruxelas reconheceu, segundo negociadores do Mercosul, que o bloco do Sul melhorou as ofertas. Mas só poderá detalhar possíveis melhoras em agricultura em agosto, em Brasília.

Fonte: Valor Econômico (porAssis Moreira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.