Mercado Físico Vaca – 16/03/07
16 de março de 2007
Progênies de touros da Lagoa conquistam grandes resultados na Emapa, em Avaré
20 de março de 2007

UE inspeciona estabelecimentos brasileiros

Uma missão da União Européia com seis técnicos do Escritório Alimentício e Veterinário (FVO) chegou ao Brasil na quarta-feira para inspecionar os estabelecimentos vinculados à exportação de carne bovina no país, a comitiva já definiu o cronograma para os 13 dias de vistorias.

Uma missão da União Européia com seis técnicos do Escritório Alimentício e Veterinário (FVO) chegou ao Brasil na quarta-feira (14) para inspecionar os estabelecimentos vinculados à exportação de carne bovina no país. A comitiva, chefiada pela veterinária Frankie de Dobbelaire, reuniu-se quarta e quinta-feira com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para definir um cronograma de 13 dias de vistorias, informou a assessoria de imprensa do ministério.

As visitas técnicas começaram na sexta-feira (16) e prosseguirão até dia 27 de março, quando ocorrerá nova reunião com a SDA para avaliar os resultados.

Uma equipe dirigiu-se a Santa Catarina para conhecer entrepostos de fronteira e o controle de trânsito de animais na região. Ontem dirigiu-se ao Rio Grande do Sul para inspecionar estabelecimentos de abate e o sistema de certificação de produtos locais. Fecharão a visita com a inspeção de um estabelecimento de abate em Goiás.

Outra equipe visitará entrepostos frigoríficos em São Paulo e, entre hoje e dia 26, inspecionará matadouros frigoríficos, certificadoras, postos de fronteira e serviços veterinários no estado de Mato Grosso.

A terceira equipe visitará os mesmos tipos de estabelecimento no estado de Goiás (até 22 de março) e em Minas Gerais (até 26 de março).

“O objetivo desta missão é avaliar, sobretudo, as medidas do governo brasileiro no controle da febre aftosa e a eficácia do sistema de rastreabilidade da carne exportada à União Européia”, informou o coordenador-geral de programas especiais da DAS, Ari Crispim.

0 Comments

  1. Sérgio Evangelista Rezende disse:

    Espero muito ansioso o resultado da mesma. E torço para que os responsáveis pelo acompanhamento destes inspetores, estejam realmente dispostos a mostrar a qualidade de nossos produtos.
    Boa sorte a todos

  2. Elizeu Marcondes do Vale disse:

    Esse tipo de visita não é só interessante no ponto de vista para abrir mercados consumidores exigentes, como também forçar uma preocupação do produtor nacional (incluindo toda a cadeia produtora da carne) em relação as questões sanitárias de seu ambiente, o que traz avanços tecnológicos e de manejo na cadeia produtiva, questão essa essencial para um crescimento concreto de nosso mercado.