A UE enviará uma missão à Rússia na próxima semana para tentar evitar um embargo à carne bovina do bloco. "O embargo seria injustificado. Esperamos apurar mais informações na próxima semana", afirmou Philip Tod, porta-voz da UE.
A UE enviará uma missão à Rússia na próxima semana para tentar evitar um embargo à carne bovina do bloco. “O embargo seria injustificado. Esperamos apurar mais informações na próxima semana”, afirmou Philip Tod, porta-voz da UE.
A Rússia compra 37% das exportações de carne bovina da UE. A ameaça de embargo total veio depois de um impasse com a Polônia há um ano. A Rússia baniu as importações de carne polonesa por questões sanitárias e de documentação falsificada. Como retaliação, a Polônia tem bloqueado as tentativas da UE de fechar uma parceria para fornecimento de gás da Rússia para o bloco, alegando que tal acordo só pode ser feito depois que os russos levantarem o embargo à carne.
Para convencer a Rússia a suspender a proibição, Bruxelas assegurou que os produtos poloneses estão sujeitos às mesmas checagens e inspeções que os outros países europeus. Na semana passada o presidente russo voltou à polêmica citando preocupação com produtos da Romênia e Bulgária, países que vão se juntar à UE em janeiro. Se a ameaça de banir a carne bovina for estendida à carne suína, a Europa pode perder uma receita de 300 milhões de euros por ano. A notícia é do Estadão/Agronegócios, com informações da Dow Jones.