Mercados Futuros – 16/07/07
16 de julho de 2007
Mercado físico continua firme e indicador vale R$ 61,35
18 de julho de 2007

UE nega embargo e decide enviar missão ao Brasil

Negando o embargo imediato à carne brasileira, como querem os produtores europeus, em especial os irlandeses, a Comissão Européia enviará novas missões de veterinários ao Brasil para avaliar as condições fitossanitárias da carne.

Negando o embargo imediato à carne brasileira, como querem os produtores europeus, em especial os irlandeses, a Comissão Européia enviará novas missões de veterinários ao Brasil para avaliar as condições sanitárias da carne.

No Parlamento Europeu foram apresentadas as conclusões de uma investigação que tenta provar as irregularidades na produção brasileira, incluindo fotos de condições degradantes de alguns estabelecimentos.

Apesar de não aceitar o documento, Bruxelas adiantou que se as recomendações não forem aplicadas no Brasil até o final do ano, um embargo poderá, efetivamente, ser estudado.

Entre os argumentos dos produtores inclui-se a falta de rastreabilidade e a movimentação de gado entre áreas livres de aftosa e outras não.

A Comissão rebateu explicando que a rastreabilidade é exigida para as cabeças exportadas e a movimentação pode ocorrer em todo o país desde que respeitadas regras de controle sanitário. As informações são de Jamil Chade, do jornal O Estado de S.Paulo.

Os comentários estão encerrados.