Após a pressão feita pelo Reino Unido para que fosse determinada alguma ação legal, a União Européia (UE) enviou, nesta quarta-feira, uma carta de reclamação para o governo da França, referente à recusa deste país em cumprir com as regras determinadas pela comissão, ao manter a proibição das importações de carne bovina britânica.
A Comissão Européia informou que mandou uma “carta de notificação formal” para a França. Segundo o informado, o país tem 30 dias para responder a esse requerimento.
Esta carta marca o início de um longo processo legal, que deve levar meses, e a expectativa é que esse caso seja levado à Corte de Justiça Européia, a qual tem o poder de impor multas diárias para a França.
O governo da França disse, na semana passada, que não tem a intenção de suspender a barreira à carne bovina britânica, argumentando que esta ainda é considerada um risco para a saúde.
A comissão determinou uma proibição das importações de carne bovina britânica em 1996, após os casos da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’ ocorridos no país. Porém, após a implementação de medidas rigorosas de controle, feita pelo Reino Unido, a comissão determinou o fim dessa proibição, em 1999, mas a França se recusa a reabrir o mercado.
Fonte: AP World Business, adaptado por Equipe BeefPoint