A importância do marketing no agronegócio
14 de janeiro de 2005
Rússia fixa cotas de importação de carnes para 2005
14 de janeiro de 2005

UE põe fim às proibições de importações de carne argentina

O Comitê Permanente da Cadeia Alimentar da União Européia (UE) concordou na quarta-feira em retirar a proibição às importações de carne bovina da Argentina devido à febre aftosa e em manter a barreira somente nos envios de uma pequena região na fronteira com o Paraguai e com a Bolívia.

Os especialistas da UE – representados no Comitê – apoiaram o fim das restrições às exportações de carne bovina desossada e maturada procedentes de quatro províncias argentinas (Formosa, Salta, Chaco e Jujuy), que são aplicadas desde o outono de 2003 para evitar a propagação da febre aftosa.

O Comitê concordou com a abertura das importações porque não houve focos da doença na Argentina em mais de 12 meses e após os resultados satisfatórios das inspeções comunitárias efetuadas em 2004 nas regiões afetadas. A UE manterá somente esta proibição para carnes de uma zona “tampão” de 25 quilômetros, situada na fronteira da Argentina com Paraguai e Bolívia, com o fim de evitar o risco da introdução da doença através destes países.

A decisão tomada na quarta-feira será aprovada formalmente pela Comissão Européia nos próximos dias.

Em 2003, a UE proibiu as importações de carne argentina das quatro províncias, após o registro de focos de aftosa no norte do país, na província de Salta, mas permitiu que os envios procedentes de outras regiões da Argentina continuassem normalmente.

Fonte: La Nación, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.