A Comissão Européia divulgou recentemente suas previsões de crescimento para União Européia (UE), destacando um declínio na produção de carnes vermelhas e um consumo relativamente estável.
A produção de carne bovina e de vitelo na UE totalizou 8,13 milhões de toneladas em 2004, o que denota um pequeno aumento com relação aos níveis de 2003 – resultado de mudanças na Política Agrícola Comum (PAC).
Em curto prazo, a produção de carne bovina deverá permanecer relativamente estável, à medida que as reformas na PAC continuarão e as sanções colocadas em prática no Reino Unido devido à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, serão retiradas. A produção prevista é de 8,15 milhões de toneladas em 2005. Entretanto, a tendência em longo prazo para a produção de carne bovina na UE é de um decréscimo, com previsão de queda para 7,6 milhões de toneladas até 2012 – 5% a menos do que os níveis de 2004.
O consumo de carne bovina durante 2004 totalizou 8,22 milhões de toneladas, tornando a UE um importador líquido, tendência que deverá continuar durante o período previsto. Com a expectativa de firme demanda, mas queda na oferta, o consumo deverá cair levemente para 8,13 milhões até 2012. Os preços da carne bovina na UE, que já estão bem acima dos preços mundiais, deverão aumentar sem um relaxamento nas rígidas barreiras de importação.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint