Mercado do boi gordo – 22/11/2006
23 de novembro de 2006
BM&F: vencimentos mais longos têm alta de mais de R$1
27 de novembro de 2006

UE propõe mudanças na determinação do risco de EEB

A Equipe de Riscos Biológicos (BIOHAZ) da Autoridade de Segurança Alimentar da Europa (EFSA) anunciou que está lançando uma consulta pública sobre uma revisão da metodologia para avaliação dos Risco Geográfico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) - GBR.

A Equipe de Riscos Biológicos (BIOHAZ) da Autoridade de Segurança Alimentar da Europa (EFSA) anunciou que está lançando uma consulta pública sobre uma revisão da metodologia para avaliação dos Risco Geográfico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – GBR.

A Comissão Européia usa esta recomendação científica como base para atribuir o status de risco de EEB dos países do mundo.

A atualização considera os novos conhecimentos científicos sobre a EEB e as recentes tendências na prevalência da doença baseado na maioria dos dados recentes de vigilância. Ao permitir uma avaliação mais acurada do risco geográfico de EEB, a metodologia revisada assistirá os administradores de riscos na tomada de decisões para proteger os consumidores.

A proposta da EFSA para revisar a metodologia de avaliação de risco geográfico de EEB inclui inovações e mudanças em diferentes níveis. Em particular, considera o desenvolvimento previsto de risco de EEB ao longo do tempo (incluindo uma possível redução deste risco); passos tomados pelos países para controlar e reduzir o risco de EEB; dados agora disponíveis de vigilância epidemiológica de EEB em bovinos desde 2001 em todos os estados membros da União Européia (UE); a necessidade de não exagerar no risco em países com baixa prevalência de EEB, mas grandes populações de bovinos; e harmonização com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A reportagem é do site MeatNews.com.

Os comentários estão encerrados.