A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), propôs hoje uma mudança nas regras de rotulagem de alimentos do bloco. Segundo autoridades da comissão, a alteração irá destacar a qualidade superior dos produtos agrícolas e ajudar produtores da UE a competirem com outras regiões do mundo, já que produtos alimentícios dos Estados Unidos, América Latina e Ásia têm custos mais baixos do que os europeus.
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), propôs hoje uma mudança nas regras de rotulagem de alimentos do bloco. Segundo autoridades da comissão, a alteração irá destacar a qualidade superior dos produtos agrícolas e ajudar produtores da UE a competirem com outras regiões do mundo. Produtos alimentícios dos Estados Unidos, América Latina e Ásia têm custos mais baixos do que os europeus.
A comissão quer incluir mais informações nos rótulos dos produtos, como o local de cultivo, além de melhorar a rotulagem de produtos orgânicos e examinar a possibilidade de criar um rótulo específico para produtos “tradicionais” ou produtos cultivados em regiões específicas.
A UE tem umas das regras mais rigorosas no que diz respeito à agricultura, o que inclui, entre outras medidas, proteção ao bem-estar dos animais e restrições ao uso de pesticidas. “Temos de perceber que a Europa não pode competir com a produção em massa de outros países onde os custos são menores”, afirmou a comissária agrícola da UE, Mariann Fischer Boel. “Portanto, temos de focar em produtos de alta qualidade, pelos quais os consumidores estão prontos para pagar um preço maior”, disse ela.
A matéria é de Deise Vieira, da Agencia Estado com informações da Dow Jones, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.