“O Nelore Lemgruber é a linhagem mais plenamente adaptada no Brasil, pois desde a sua introdução em 1878, vem sendo criada e selecionada em regime exclusivo de pasto.
Desde 1974 o melhoramento genético vem adotando bases científicas que foram se aperfeiçoando até 1982, quando foram definidas as principais prioridades nos critérios de seleção do Nelore Lemgruber: Adaptação ao Ambiente, Fertilidade, Aptidão Econômica, e Padrão Racial.
Hoje a linhagem Lemgruber vem sendo utilizada em larga escala em todo o país e até mesmo no exterior com grande sucesso. Levantamento efetuado nos sites das 9 principais Centrais de Inseminação Artificial do Brasil, mostraram que dos 605 touros da raça Nelore (padrão) com sêmen à venda, 317 apresentam em seus pedigrees alguma influência do sangue Lemgruber. Isso significa que 52,4% dos touros Nelore padrão com sêmen sendo comercializado no Brasil são descendentes da linhagem Lemgruber. São números muito expressivos, principalmente levando-se em conta o porte da pecuária de corte brasileira.
Essa linhagem é pioneira na seleção de Nelore por Temperamento, que é uma característica cada vez mais valorizada na pecuária moderna.
A linhagem Lemgruber é plenamente capaz de produzir de forma econômica e a pasto, em qualquer lugar do Brasil tropical, a carne vermelha da melhor qualidade que existe: uma carne magra, suculenta, macia e com gordura destacável. Além do mais trata-se de uma carne natural pela ausência de agentes químicos promotores de crescimento ou fomentadores de características reprodutivas.”
Por todas essas razões, você deve conhecer e introduzir a Linhagem Lemgruber em seu rebanho.
Eduardo P. Cardoso – Eng. Agrº.
Fazenda Mundo Novo – Uberaba/MG