Criado há cinco meses, em Brasília, o Instituto Agrofunding nasceu como a primeira plataforma online de financiamento coletivo (“crowdfunding”) do agronegócio brasileiro e tem a pretensão de captar recursos para projetos sociais e ambientais que tenham por trás grandes multinacionais ou startups do setor.
A ideia do economista e consultor Hélcio Botelho e do engenheiro João Milhomen, idealizadores do projeto, é que o Agrofunding se transforme em uma espécie de Catarse, plataforma de financiamento coletivo mais conhecida do gênero no país e que costuma financiar sobretudo projetos culturais nas áreas musical e editorial.
No crowfunding, quem contribui geralmente é recompensado com o anúncio de seu produto, e a plataforma cobra royalties sobre o valor financiado para divulgar a iniciativa. Esse mercado já movimenta cerca de US$ 36 bilhões por ano no mundo, segundo o Banco Mundial. No caso do Agrofunding, o foco é que os projetos promovidos no site tenham apelo social.
O instituto acaba de assinar seu primeiro contrato com a Aliança da Terra, ONG ligada a projetos ambientais no segmento agropecuário. Sediada em Goiânia, a Aliança tem uma década de existência e está presente em 14 Estados do país, além de atuar no México, no Paraguai e na Colômbia, muitas vezes em parcerias com gigantes como Bayer, ADM, Yara, Unilever e Santander.
A ONG cuida, por exemplo, da certificação ambiental de todas as fazendas fornecedoras de carne da raça Rubia Gallega para a rede varejista Pão de Açúcar – justamente o tipo de projeto que poderia ser propagado pela plataforma do Instituto Agrofunding.
Três projetos da ONG serão lançados em breve na plataforma com o intuito de levantar recursos para manter uma brigada contra incêndios em terras indígenas e em unidades de conservação em Barra do Bugres, região nordeste de Mato Grosso; fomentar educação ambiental em escolas rurais; e recuperar áreas degradadas e oferecer apoio a aldeias dos xavantes em Bom Jesus do Araguaia (MT).
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.