Quais os impactos da possível abertura do mercado americano para carne bovina brasileira?
9 de janeiro de 2014
Gestão é a “pedra no sapato” de todas as áreas, e não poderia ser diferente em pastagens [Josmar Almeida]
9 de janeiro de 2014

Um dos maiores desafios da pecuária atual é a competição financeira com outras atividades do agronegócio [Maria José Scalzilli]

O BeefPoint lançou seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.

Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte é a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso estamos fazendo o Prêmio BeefPoint Brasil 2013.

A premiação ocorreu durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que reuniu mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.

A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores foi no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Maria José de Carvalho Scalzilli, uma das finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil nas categorias Produtor de Bezerros / Pecuária de Cria e Produtora – Mulher de destaque na pecuária brasileira.

maria-josé

Maria José Scalzilli mora em Santa Maria – RS. É advogada, formada em 1955 pela PUC – RS. Desempenha atividade agropecuária desde 1959, especialmente com gado da raça Angus.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do Brasil hoje?

Maria Scalzilli: Competir financeiramente com outras atividades do agronegócio e ter padronização do nosso rebanho.

BeefPoint: O que o setor poderia  fazer para aumentar sua competitividade no Brasil?

Maria Scalzilli: Tendo aqui no Sul, um boi verde a campo, uma excelência na qualidade de nossa carne com padrão europeu semelhante ao criatório uruguaio e argentino, um valor bem maior já que a demanda pela qualidade é crescente.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Maria Scalzilli: Ter escolhido num passado distante a raça certa e hoje ter um rebanho diferenciado.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Maria Scalzilli: Na evolução de um trabalho se acerta e se erra. O importante é saber que só não se erra quem não faz. Erramos ao arrendarmos certa vez uma estância na fronteira.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Maria Scalzilli: Irrigarmos nosso campo nativo e os resultados obtidos com a IATF.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Maria Scalzilli: Dar continuidade as metas traçadas, dando seguimento ao aumento das áreas de pastagem de inverno, aumento das áreas irrigadas com pivôs e aumento da produção de terneiros.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Maria Scalzilli: Dando a certeza que esse segmento do agronegócio além do apelo da tradição, da satisfação de produzir rebanhos de qualidade ainda será um mercado extremamente bem remunerado.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Maria Scalzilli: Pecuarista do futuro é aquele que tem gestão, trabalha com uma equipe dedicada, cumpre suas metas, desenvolve um trabalho sério gerando um produto de qualidade com criterioso trabalho de seleção. Admiro a família Macedo Linhares.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Maria Scalzilli: GAP.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Maria Scalzilli: Acreditar que nossa carne tem o mesmo potencial que as melhores carnes comercializadas no mundo e que com o envolvimento de todos, com um trabalho bem feito chegaremos lá.

Os comentários estão encerrados.