O BeefPoint lançou seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.
Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte é a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso estamos fazendo o Prêmio BeefPoint Brasil 2013.
A premiação ocorreu durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que reuniu mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.
A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores foi no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.
Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.
Confira abaixo a entrevista com Maria José de Carvalho Scalzilli, uma das finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil nas categorias Produtor de Bezerros / Pecuária de Cria e Produtora – Mulher de destaque na pecuária brasileira.
Maria José Scalzilli mora em Santa Maria – RS. É advogada, formada em 1955 pela PUC – RS. Desempenha atividade agropecuária desde 1959, especialmente com gado da raça Angus.
BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do Brasil hoje?
Maria Scalzilli: Competir financeiramente com outras atividades do agronegócio e ter padronização do nosso rebanho.
BeefPoint: O que o setor poderia fazer para aumentar sua competitividade no Brasil?
Maria Scalzilli: Tendo aqui no Sul, um boi verde a campo, uma excelência na qualidade de nossa carne com padrão europeu semelhante ao criatório uruguaio e argentino, um valor bem maior já que a demanda pela qualidade é crescente.
BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?
Maria Scalzilli: Ter escolhido num passado distante a raça certa e hoje ter um rebanho diferenciado.
BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?
Maria Scalzilli: Na evolução de um trabalho se acerta e se erra. O importante é saber que só não se erra quem não faz. Erramos ao arrendarmos certa vez uma estância na fronteira.
BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?
Maria Scalzilli: Irrigarmos nosso campo nativo e os resultados obtidos com a IATF.
BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?
Maria Scalzilli: Dar continuidade as metas traçadas, dando seguimento ao aumento das áreas de pastagem de inverno, aumento das áreas irrigadas com pivôs e aumento da produção de terneiros.
BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?
Maria Scalzilli: Dando a certeza que esse segmento do agronegócio além do apelo da tradição, da satisfação de produzir rebanhos de qualidade ainda será um mercado extremamente bem remunerado.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?
Maria Scalzilli: Pecuarista do futuro é aquele que tem gestão, trabalha com uma equipe dedicada, cumpre suas metas, desenvolve um trabalho sério gerando um produto de qualidade com criterioso trabalho de seleção. Admiro a família Macedo Linhares.
BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?
Maria Scalzilli: GAP.
BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?
Maria Scalzilli: Acreditar que nossa carne tem o mesmo potencial que as melhores carnes comercializadas no mundo e que com o envolvimento de todos, com um trabalho bem feito chegaremos lá.