Síntese Agropecuária BM&F – 18/06/03
18 de junho de 2003
Brasil e EUA criarão Comitê Consultivo Agrícola Bilateral
23 de junho de 2003

Um jantar preparado por muitas mãos

O SIC – Serviço de Informação da Carne realizou na última segunda feira, 16 de junho, um jantar de degustação de carnes em parceria com a CARE Brasil, a fim de captar recursos para ambas entidades.

A CARE é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que trabalha em mais de 70 países há mais de 57 anos. Sua missão é fazer com que a pobreza não passe de uma geração à outra. Ao invés de oferecer donativos, A CARE Brasil potencializa o trabalho e os recursos de comunidades pobres, para que elas se tornem auto-sustentáveis economicamente.

O evento foi realizado no restaurante Figueira Rubaiyat, em São Paulo, e contou com o apoio do próprio Rubaiyat, sócio do SIC, Frigorífico Marfrig, Cachaças Montanhesa, Terroir Importadora, que cedeu vinhos para a degustação e a Luminas, agência de publicidade que vem atendendo voluntariamente o SIC há alguns meses. O BeefPoint foi mais uma vez um grande parceiro do SIC divulgando o jantar. Tivemos a presença de mais de 150 pessoas do setor agropecuário, entre outros convidados.

Durante o jantar, foram degustados três pratos com carne: bife de chorizo, baby beef e picanha, todos grelhados. Todos os presentes receberam uma ficha para que anotassem seus comentários e sua avaliação das carnes quanto à maciez, suculência e sabor. O objetivo do SIC ao realizar esta degustação é despertar o interesse dos consumidores para os pequenos detalhes e sutilezas que existem entre os diversos cortes bovinos. O CIV na França (modelo de trabalho do SIC) realiza com freqüência degustações em feiras abertas ao público, como já foi relatado em artigo anterior.

Observou-se que a ficha de degustação despertou o interesse de todos, que a tomavam em mãos assim que recebiam cada prato de carne. Os resultados da degustação serão tabulados e publicados brevemente.

A parceria entre o SIC e a CARE Brasil revelou-se um sucesso. O saldo foi extremamente positivo, o que será muito produtivo para o fortalecimento das duas entidades. Com o resultado, o SIC pretende dar continuidade a seu trabalho de informação junto aos consumidores. O objetivo é desenvolver uma linguagem específica para cada tipo de público, trabalhando de forma mais segmentada. O SIC pretende realizar mais atividades diretamente com as donas de casa, a fim conhecer seus hábitos, anseios e dúvidas, assim como realizar um trabalho junto à classe médica.

Além disso, o SIC realizará novamente a gincana iniciada na última Feicorte, que mostrou ser um sucesso e uma excelente ferramenta de educação para crianças carentes. Já estão sendo feitas parcerias para as próximas edições da gincana da cadeia produtiva da carne.

O trabalho do SIC está crescendo e se tornando cada vez mais útil para o setor, por isso precisamos contar com o apoio de todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da cadeia produtiva da carne bovina brasileira. Três novas empresas uniram-se recentemente ao SIC: Planejar Brasil, Yakult e Fort Dodge. Somente através da participação de todos o SIC poderá cada vez mais reforçar suas atividades e comunicar-se com o consumidor sobre a carne bovina. O importante é lembrar que ainda há muita coisa a ser feita. Participe você também!

O endereço de contato do SIC é:

SIC – Serviço de Informação da Carne
Av. Francisco Matarazzo, 455
Prédio 29 – Parque da Água Branca
05001-900 – São Paulo – S.P.
Tel (11) 3872 2337
Fax (11) 3872 1297
E-mail: sic@sic.org.br

Os comentários estão encerrados.