Mapa: é cedo para avaliar impacto nas exportações
10 de outubro de 2005
UE: aftosa no Brasil é falta de preparo
13 de outubro de 2005

União Européia e mais 5 países embargam carne brasileira

União Européia, Chile, Paraguai, África do Sul, Israel e Rússia já decretaram embargo à compra de carne brasileira após a descoberta de um foco de febre aftosa no município sul-matogrossense de Eldorado.

Segundo o Ministério da Agricultura, o embargo da UE, que tem 25 países-membros, vale para a carne produzida nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

O governo também confirmou o embargo de Israel e da África do Sul para a carne de todo o país. O Ministério informou ainda desconhecer a dimensão dos embargos adotados por Rússia, Chile e Paraguai porque ainda não recebeu a notificação oficial.

O governo russo proibiu não apenas a compra da carne bovina como também de suínos, frango, animais vivos, leite e demais produtos lácteos, ração a base de proteína animal e qualquer equipamento que tenha sido utilizado no processamento de carnes do Mato Grosso do Sul. Já o governo paraguaio proibiu a entrada de bovinos, suínos, carne fresca e lácteos.

Pronunciamento

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, gravou nesta tarde pronunciamento que vai ao ar em cadeia de rádio e televisão nesta noite. Ele vai falar sobre as medidas que estão sendo tomadas para conter um possível avanço da aftosa no país.

Os governos estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás já proibiram a entrada de gado e carnes provenientes do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Folha de SP (por Patrícia Zimmermann), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. fabio minghini de campos disse:

    E inadmissível num país que quer se tornar o maior exportador de carne do mundo pecuaristas não vacinarem o seu gado. Esse dono de fazenda deveria ser preso. Está causando um prejuízo imenso em todo o nosso Brasil.