União Europeia lança pacote de 500 milhões de euros para apoiar agricultores

A União Europeia anunciou nessa quarta-feira (23) que irá distribuir 500 milhões de euros para auxiliar agricultores do bloco na produção de alimentos, diante de uma possível escassez como consequência da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Além do apoio financeiro, para ajudar os agricultores a lidar com a disparada dos custos de produção, especialmente de combustíveis e defensivos, a UE também irá permitir que áreas destinadas a pousio – repouso das terras cultiváveis para tornar o solo mais fértil – possam ser usadas nesta safra, sem que produtores percam subsídios ambientais que receberiam por manter a área sem produção no ciclo.

“Para os agricultores, não é uma situação de crise, mas sim uma situação crítica”, disse Janusz Wojciechowski, comissário europeu para a agricultura, em comunicado. A Reuters reportou que ele disse ainda não existir ameaça imediata à segurança alimentar da União Europeia, já que os países-membros são grandes exportadores de cereais.

No entanto, acredita que as medidas conseguirão ajudar a cobrir um déficit previsto pela UE de 25 milhões de toneladas nas exportações de trigo na Ucrânia entre a safra 2021/22 e 2022/23.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

Ministério lança plataforma sobre o agro 4.0 no Brasil
24 de março de 2022
Chega ao fim greve em ferrovia canadense, que preocupava setor de adubos
24 de março de 2022