Confinamento x pasto irrigado
25 de julho de 2005
Missão dos EUA reúne-se hoje em SP
27 de julho de 2005

União Européia: produção de carne bovina deverá cair

A produção de carne bovina na União Européia (UE) deverá declinar devido à redução nos abates de bovinos. A produção de carne de vitelo na Holanda também deverá cair bastante com relação à alta produção de 2004, devido à falta de bezerros disponíveis, principalmente da Alemanha.

Este decréscimo na produção deverá levar ao aumento nas importações de carne bovina de cerca de 7% em 2005. As exportações de carne bovina da UE, a maioria delas para a Rússia, deverão cair também devido aos altos preços da carne. O recente decréscimo nos níveis de subsídios às exportações em 20% também deverá prejudicar as vendas externas.

Devido a esta crescente deficiência na produção no mercado europeu, o decréscimo nos subsídios às exportações e, em antecipação à perda de participação no mercado com o fim do esquema de mais de trinta meses (Over Thirty Months Scheme – OTMS) – proibição da entrada de quaisquer produtos provenientes de bovinos com idade superior a 30 meses em qualquer alimento ou cadeia alimentar. A Irlanda já está focando suas exportações de carne bovina mais para o continente europeu.

O consumo doméstico deverá cair em 0,25% dando continuidade a uma tendência de longo prazo por causa dos altos preços da carne bovina.

A previsão de queda na produção de carne bovina na UE não está levando em consideração o efeito do provável fim do esquema OTMS em 2006. Com resultado disso, as previsões são que as importações de carne bovina vão aumentar e as exportações, cair, à medida que o déficit para carne bovina está ampliando.

Apesar das expectativas de permanentes altos preços no mercado da UE, as previsões são de uma pequena retomada do consumo doméstico até 2006.

Fonte: CattleNetwork.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.