O vice-presidente da Comissão Europeia (CE) para o Fomento do Emprego, Jyrki Katainen, afirmou nesta terça-feira (3) que a União Europeia (UE) quer finalizar em breve tempo as negociações sobre o acordo comercial com o Mercosul.
“Encontraremos soluções com os Estados-membros sobre as questões pendentes, faremos a nossa proposta e trataremos de finalizar as negociações o mais rápido possível”, assegurou o político finlandês em coletiva de imprensa.
Questionado sobre a falta de acordo entre alguns membros da UE sobre a proposta da carne bovina apresentada ao bloco sul-americano, Katainen explicou que os comissários europeus abordaram a situação de forma geral, porque “às vezes é fácil perder-se nos detalhes”.
Ele reconheceu a importância do tema nas negociações e admitiu que estão sendo levadas em conta as preocupações de alguns países.
Além disso, ele se referiu ao que o bloco pode conseguir se chegar a um acordo político “antes do fim do ano” e destacou os setores beneficiados, como os produtores de automóveis, comida processada e químicos.
“Além do acordo comercial ser muito positivo para criar postos de trabalho, para a competitividade e para o crescimento econômico, o mesmo também tem uma dimensão política.”
“O mundo mudou, o comércio se transformou em uma questão mais política e queremos reforçar uma ordem mundial baseada em normas”, declarou o ex-primeiro-ministro da Finlândia, ao ressaltar que a própria União Europeia é uma organização de livre-comércio.
Nova rodada
Negociadores da UE e do Mercosul iniciaram na última segunda-feira (2), em Brasília, uma nova rodada de discussões em torno do acordo comercial que os dois blocos buscam há quase duas décadas e pretendem concretizar antes do fim deste ano.
Nesta etapa da negociação deverão ser abordadas as sérias diferenças que existem com relação ao setor agrícola, ao qual tanto o Mercosul como a UE atribuem boa parte das dificuldades para chegar a um acordo definitivo.
Fonte: EFE, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.