Fechamento – 12:16 – 30/11/01
30 de novembro de 2001
Infecções uterinas em bovinos (parte 1)
30 de novembro de 2001

Uniformidade do pasto

Um dos principais fatores de degradação de pastos de capins de habito de crescimento cespitoso (ereto), como o colonião e o andropógon, é a desigualdade de pastejo. Esses capins crescem muito rápido no verão e, quando submetidos a pastejo contínuo com número fixo de animais, muito rapidamente e no mesmo pasto, aparecem áreas que são muito pastejadas e outras onde os animais nem tocam na forragem.

É extremamente comum neste tipo de situação ouvir o pecuarista passando pela frente do pasto falar com o gerente: “Este pasto está muito cortado, está na hora de mudar o gado”, e o gerente retruca: “ôh Doutor, o pasto lá no fundo tá sobrando, o boi não vai lá porque não quer.”

Todo ano, no fim da seca, o gerente roça ou taca fogo para igualar o pasto causando um prejuízo que poderia ser solucionado mudando-se a forma de manejo através da rotação de pastos e utilização de lotes maiores.

Uma característica marcante do bom manejo é a uniformidade do pasto. Capins de excelente qualidade e boa aplicação acabam sendo tachados de pouco resistentes ou capins que “não duram”, sendo substituídos por outros certamente menos produtivos mas de crescimento rasteiro.

Antes de colocar a culpa no capim, experimente mudar o manejo, provavelmente você se surpreenderá com o capim que ainda tem em casa.

José U. Junqueira Jr.


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.com.br

Comments are closed.