Farelo proteinoso de milho – Parte 1
29 de novembro de 2001
Governo aguarda posição russa sobre importação de carne suína do sul
3 de dezembro de 2001

Uniformidade do pasto

Um dos principais fatores de degradação de pastos de capins de habito de crescimento cespitoso (ereto), como o colonião e o andropógon, é a desigualdade de pastejo. Esses capins crescem muito rápido no verão e, quando submetidos a pastejo contínuo com número fixo de animais, muito rapidamente e no mesmo pasto, aparecem áreas que são muito pastejadas e outras onde os animais nem tocam na forragem.

É extremamente comum neste tipo de situação ouvir o pecuarista passando pela frente do pasto falar com o gerente: “Este pasto está muito cortado, está na hora de mudar o gado”, e o gerente retruca: “ôh Doutor, o pasto lá no fundo tá sobrando, o boi não vai lá porque não quer.”

Todo ano, no fim da seca, o gerente roça ou taca fogo para igualar o pasto causando um prejuízo que poderia ser solucionado mudando-se a forma de manejo através da rotação de pastos e utilização de lotes maiores.

Uma característica marcante do bom manejo é a uniformidade do pasto. Capins de excelente qualidade e boa aplicação acabam sendo tachados de pouco resistentes ou capins que “não duram”, sendo substituídos por outros certamente menos produtivos mas de crescimento rasteiro.

Antes de colocar a culpa no capim, experimente mudar o manejo, provavelmente você se surpreenderá com o capim que ainda tem em casa.

José U. Junqueira Jr.


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.com.br

Os comentários estão encerrados.