Secretaria de Estado "está avaliando se é pertinente ou não adiantar o período de vacinação dos bezerros que aconteceria em novembro. As amostras sorológicas seguem sendo feitas e, até agora, os resultados são positivos. Com base nesses parâmetros técnicos se tomará a decisão ou não" diz Ministro uruguaio.
O ministro da agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre, confirmou que a secretaria de Estado “está avaliando se é pertinente ou não adiantar o período de vacinação dos bezerros que aconteceria em novembro, como reclamaram vários dirigentes políticos. As amostras sorológicas para medir a imunidade do rebanho bovino seguem sendo feitas e, até agora, os resultados são positivos. Com base nesses parâmetros técnicos se tomará a decisão ou não”.
“Hoje, nada mudou e em primeiro de novembro estaremos iniciando o período de vacinação dos bezerros. Se aparecer nos próximos dias um resultado que nos faça pensar o contrário, mudaremos de posição”. Ele também esclareceu que o monitoramento da imunidade do rebanho não é algo que está sendo feito agora, por causa do foco no Paraguai, mas sim, que se faz rotineiramente.
Fonte: site espanhol El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.