BA: Exporural terá 20 leilões até o dia 15
2 de agosto de 2004
Demanda menor faz preço do gado recuar nos EUA
4 de agosto de 2004

Uruguai autoriza importação de carne argentina

O governo do Uruguai anunciou que, a partir de quinta-feira, autorizará a importação de alguns cortes de carne bovina da Argentina, para abastecer o mercado interno.

O ministro da Pecuária, Martín Aguirrezabala, informou na quarta-feira que a autorização será somente “para carnes maturadas e desossadas, embaladas individualmente”.

A importação tinha sido solicitada em várias oportunidades pelos vendedores de carne do Uruguai, que têm sofrido uma redução do consumo devido aos aumentos constantes no preço do produto, estimulados por uma forte corrente exportadora do país.

No entanto, o governo uruguaio tinha até agora se negado a aceitar o pedido, alegando razões sanitárias, o que gerou críticas de autoridades argentinas. Agora, o governo argumentou que a Argentina cumpriu com os requisitos de segurança requeridos com o objetivo de minimizar o risco de uma eventual entrada de febre aftosa no Uruguai.

Os comerciantes uruguaios estimam que o preço da carne poderia baixar até 10% com a importação, apesar de o governo considerar que a redução seria menor do que de 5%. Aguirrezabala disse que o maior impacto será o de não haver tantas subidas nos preços. “Cremos que tem um impacto potencialmente importante sobre a estabilização dos preços”.

A importação da Argentina somente poderá ser realizada através de frigoríficos que não realizem exportações.

Fonte: ElNuevoHerald.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.