Austrália protesta contra tarifa de importação de carne bovina do Japão
23 de julho de 2003
Bolívia sedia reunião sobre controle de aftosa
25 de julho de 2003

Uruguai compra terneiros gaúchos

Os pecuaristas gaúchos comemoram a abertura de um novo nicho de mercado para a venda de animais. Ontem (23) à tarde, 110 terneiros braford castrados do Rio Grande do Sul foram repassados a uma empresa uruguaia, que adquiriu o lote de um exportador ao preço de US$ 7 mil.

Conforme o chefe do Serviço de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura no Estado, Hélio Pinto, fazia pelo menos dez anos que o Estado não colocava gado em pé em solo uruguaio, devido à diferença de status sanitário entre os dois países.

O Uruguai ostentava, desde 1996, a condição sanitária de livre de febre aftosa sem vacinação. Agora, o Rio Grande do Sul e o país vizinho são livres da enfermidade com vacinação, depois da ocorrência de focos de aftosa em 2001.

Segundo o presidente da Comissão da Pecuária de Corte e Indústria da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Fernando Adauto Loureiro de Souza, a efetivação do negócio também evidencia que o gado gaúcho apresenta um preço menor do que o uruguaio no momento. Para Souza, a nova possibilidade de negócios deve ser bem-vinda entre os pecuaristas gaúchos. “Vemos isso com bons olhos. O Rio Grande do Sul e o Uruguai têm um sistema de produção semelhante e temos que estar integrados”.

Os animais comprados pela Sarguil Sociedade Rural, de Montevidéu, são destinados a recria. Na próxima terça-feira (29), um lote de animais gaúchos com 275 ventres polled hereford para reprodução será exportado para uma fazenda em Vichadero, no Uruguai.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.