Brasil exporta cultura zebuína para Bolívia
11 de setembro de 2002
Aumenta a adesão de pecuaristas gaúchos ao rastreamento do rebanho
13 de setembro de 2002

Uruguai confirma reabertura do mercado canadense

O mercado canadense para a exportação de carnes uruguaias será reaberto no próximo mês de dezembro, depois do fechamento ocorrido devido aos focos de aftosa surgidos no país sul-americano.

As autoridades sanitárias do Canadá deram o visto em favor da carne uruguaia, segundo revelou o presidente da Associação Canadense de Importações, Robert Armstrong. O empresário canadense esteve na semana passada visitando o Uruguai e se reuniu com o presidente da República do país, Jorge Battle, com quem durante duas horas abordou o tema do acordo bilateral de comércio que ambos os países buscam consolidar.

“Nós gostaríamos de um acordo entre o Canadá e o Mercosul, mas isso não vai para nenhum lado. Já temos acordos bilaterais com o Chile e com a Costa Rica. Pelo que tenho visto aqui, o país que melhor se posicionaria para isto no Mercosul é o Uruguai. Além disso, isso seria uma forma de levar os outros países do Mercosul à mesa de negociações”.

O empresário disse também que os importadores estão com uma predisposição positiva com relação à carne uruguaia. “Os gostos estão mudando e os jovens estão predispostos positivamente aos produtos naturais e orgânicos”. Armstrong, que também se reuniu com o empresário uruguaio, Elbio Fernández Ameglio, diretor da empresa Uruñandú, disse que ao “Uruguai não custará muito produzir carne orgânica, pois tem muito pasto, e bons pastos”.

No entanto, a situação é mais difícil para os lácteos uruguaios, reconheceu Armstrong. “Em curto prazo, não vejo possibilidades pelas barreiras existentes. O Canadá somente pode importar até 5% dos queijos que consome. Porém, isto pode mudar como conseqüência das conversações na Organização Mundial do Comércio (OMC), uma vez que o Canadá é um país partidário a abrir o comércio aos produtos agropecuários”.

O empresário canadense adiantou que a entidade a que pertence pretende organizar em junho próximo na cidade de Toronto, capital econômica do Canadá, uma feira de exposição de produtos uruguaios.

Armstrong destacou que “o Canadá é um país muito competitivo que importa de todo o mundo e exporta a todo o mundo, de forma que pode ser um excelente mercado e uma boa opção”.

Fonte: Notimex, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.