O preço da carne bovina subiu mais que a de frango, de pescado ou suína no Uruguai, mas ainda assim o consumo interno continuou aumentando ao longo de 2007 e fechará o ano com uma leve alta comparado ao ano passado.
O preço da carne bovina subiu mais que a de frango (1%), de pescado (1%) ou suína (4%) no Uruguai, mas ainda assim o consumo interno continuou aumentando ao longo de 2007 e fechará o ano com uma leve alta comparado ao ano passado.
Os cortes que tiveram maior aumento de preços foram os populares, segundo análise realizada pela Oficina de Programação e Política Agropecuária (Opypa) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP).
O trabalho projetou uma produção de carne bovina para o ano de 2008 de 560 mil toneladas de peso carcaça. O Instituto Nacional de Carnes (INAC) concorda que 2007 fechará acentuando a tendência de alta de abastecimento.
O especialista da Direção de Mercado Interno do INAC, Gabriel Costa, estimou que o aumento no consumo do produto “será moderado” e ficará pelo menos acima de 2%.
Para os açougues, o aumento do consumo interno poderia ter sido maior se não tivessem caído os abates durante o inverno e se esse fato não tivesse provocado a falta de alguns cortes. A reportagem é do El País.