As vendas de carnes, miúdos e subprodutos do Uruguai somaram US$ 41 milhões neste ano (até oito de fevereiro de 2003), mostrando uma queda de 0,5%, em valor, segundo revelou o Instituto Nacional de Carnes (INAC) do país.
As exportações de carne bovina uruguaia aumentaram 16% em volume, mas caíram 1,5% em valor, enquanto as exportações de carne ovina caíram 7% em volume. As exportações de carne bovina representam 82% do total, significando um valor de US$ 34 milhões.
Expressos em peso com osso, os embarques de carne bovina atingiram o volume de 34,441 mil toneladas, sendo que os principais compradores foram os integrantes do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) – Estados Unidos, Canadá e México -, União Européia (UE), Argélia e Rússia. No mesmo período, foram exportadas 1,088 mil toneladas de carne ovina, principalmente à UE e aos países do Mercosul.
Com relação à produção, houve redução de 8% na criação de bovinos e de 34% na de ovinos. No caso de bovinos, foram processados 1.999.011 cabeças de gado. O restante dos animais – 78,749 mil cabeças – incluiu 24% de ovelhas, 27% de carneiros castrados e 31% de cordeiros.
Nota: os totais podem não coincidir com a soma dos parciais devido ao arredondamento de valores.
Fonte: El Pais e INAC (http://www.inac.gub.uy/), adaptado por Equipe BeefPoint