Como resultado da recuperação dos mercados, as exportações de carne do Uruguai aumentaram 36% entre janeiro e agosto deste ano, com relação ao mesmo período de 2001, segundo informou o Instituto Nacional de Carnes (INAC). Esta porcentagem equivale a 187,3 mil toneladas, segundo o relatório.
As exportações de carne, o principal produto do Uruguai, geraram US$ 241,1 milhões em valor, o que significa um aumento de 9,5% com relação ao mesmo período de 2001. Estes dados referem-se às exportações de todos os tipos de carnes e miúdos. As exportações de carne bovina foram de 113,8 mil toneladas, que geraram US$ 196,1 milhões.
A União Européia (UE) foi o principal comprador de carnes uruguaias, sendo responsável pela compra de 24,5% do total exportado pelo Uruguai, seguida por Israel e dos países do Mercosul – Argentina, Brasil e Paraguai, com 18%.
O Uruguai passou no ano passado por uma grave epidemia de febre aftosa, que determinou o fechamento imediato dos principais mercados internacionais e forçou a vacinação do gado bovino, estimado em mais de 10 milhões de cabeças.
Fonte: The Associated Press, adaptado por Equipe BeefPoint