Desempenho individual ou do sistema ?
27 de maio de 2002
Mapa vai credenciar certificadoras do Sisbov
29 de maio de 2002

Uruguai fará proposta à Organização Internacional de Epizootias (OIE)

A Comissão Regional para as Américas estará reunida hoje em Paris, na França, durante o encontro ordinário da Organização Internacional de Epizootias (OIE), que começou no domingo. Segundo o cônsul uruguaio Oscar Ferrari, os representantes do Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai apresentarão à OIE proposta de mudança no Código Zoossanitário Internacional para que as medidas de erradicação da aftosa sejam unificadas no continente.

O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ângelo Menegat, que participa do encontro como observador, lembra que o plano de ação conjunta já era defendido pelo governo do Estado desde o ano passado, quando a doença atingiu animais da Argentina, Uruguai e RS. Na avaliação de Menegat, para que o controle seja eficaz é necessário garantir vacinações seguras, com cobertura total dos rebanhos, sistema de vigilância integrado nas fronteiras e comunicação transparente entre os países. Ele disse também que nesse sentido seria bem-vindo apoio técnico através da própria OIE, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) e do Panaftosa, além de financiamentos do Banco Mundial. “Não há nada que impeça a ação. Depende de vontade política da OIE em se envolver nisso”.

A delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que participa da reunião é a diretora do Departamento de Defesa Animal, Denise Mariano. Através de sua assessoria, o MAPA informou que o Brasil não apresentará propostas de alteração do código.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.