O Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC) está analisando a possibilidade de patrocinar a seleção uruguaia de futebol no marco de uma forte aposta para fortalecer o marketing das carnes desse país no mundo, revelaram fontes da organização e da indústria frigorífica.
O Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC) está analisando a possibilidade de patrocinar a seleção uruguaia de futebol no marco de uma forte aposta para fortalecer o marketing das carnes desse país no mundo, revelaram fontes da organização e da indústria frigorífica.
O tema recebeu bastante atenção nas duas últimas reuniões da junta do INAC e, embora ainda falte definir vários detalhes para chegar a um acordo com as autoridades do futebol uruguaio, entende-se como muito conveniente esse investimento.
Considerando que durante quatro anos a seleção uruguaia seguirá sendo a quarta melhor do mundo, entende-se que deveria aproveitar a imagem que o Uruguai promove com seu melhor futebol e sua melhor carne. “Trata-se de uma boa ideia para potencializar o marketing das carnes uruguaias”, disse uma fonte.
Segundo o porta-voz da indústria frigorífica consultado pelo El Observador, a ideia merece apoio porque coincide com a visão dos funcionários de marketing do INAC de que, para promover um produto no exterior, é necessário saber seu local de origem e uma das formas que o país tem para fazer isso é a seleção de futebol.
A vinculação do INAC com o futebol registra alguns antecedentes recentes. No mundial da África do Sul, o órgão colaborou com uma tonelada de carne, o que permitiu, por exemplo, que os dirigentes da Associação Uruguaia de Futebol organizassem um churrasco com o time e com o campeão do mundo de 1950, Edgardo Ghiggia. O segundo churrasco foi filmado por Diego Forlán e postado no Twitter. Na África do Sul, foram capturadas imagens associando a carne com Forlán, Sebastián Abreu e o capitão, Diego Lugano, para depois realizar uma campanha de promoção similar no exterior (veja matéria relacionada).
Segundo a fonte, o patrocínio não se limitaria somente à seleção principal, mas também, servirá para apoiar a atividade juvenil, o que também tem repercussões a nível social.
A junta do INAC espera que, entre outros detalhes, seus especialistas em marketing analisem que tipo de promoção teria a carne, como resposta a um patrocínio dessa natureza.
A reportagem é do El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.