Principais indicadores do mercado do boi – 25-02-2013
25 de fevereiro de 2013
EUA: produção deve cair até 2016 e preço do boi gordo e da carne só aumentarão
25 de fevereiro de 2013

Uruguai: para 2013 é esperada maior produção de carne bovina

Para 2013, é esperado um aumento na produção de carne bovina do Uruguai, direcionada pela recuperação do rebanho bovino após uma seca severa em 2008/09 e por menores exportações de gados vivos em 2010/11, que tendem a aumentar a oferta para abate doméstico.

O número de animais abatidos no Uruguai caiu sazonalmente no terceiro trimestre de 2012, mas aumentou 7% com relação ao ano anterior. Entretanto, os abates totais em 2012 estão 9% menores que os níveis de 2011.

Direcionadas pelo crescimento na produção de carne bovina, as exportações continuaram tendo bom desempenho. O volume exportado no terceiro trimestre de 2012 foi 9% maior do que no mesmo período do ano anterior. As exportações aumentaram ainda mais (12% com relação ao ano anterior). Entretanto, os preços (em dólares) de exportação declinaram, caindo 1% com relação ao segundo trimestre e 5% com relação ao ano anterior.

Os valores do gado também baixaram e fecharam o 2T12 a níveis 8% menores que no final do primeiro trimestre e 13% menores que no mesmo período do ano anterior. Isso foi resultado direto do declínio nos preços de exportação e da maior oferta de boi gordo para serem abatidos.

Para 2013, é esperado um aumento na produção de carne bovina do Uruguai, direcionada pela recuperação do rebanho bovino após uma seca severa em 2008/09 e por menores exportações de gado vivo em 2010/11, que tendem a aumentar a oferta para abate doméstico.

Fonte: Rabobank, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.