Mercado Físico da Vaca – 07/07/09
7 de julho de 2009
Mercado Físico do Boi – 09/07/09
9 de julho de 2009

Uruguai prepara auditoria de carnes dos EUA

O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai continua trabalhando nos preparativos da nova auditoria de carnes dos Estados Unidos. "Não é uma missão para habilitar plantas frigoríficas", disse o diretor da Divisão de Indústria Animal da MGAP, Héctor Lazaneo. O objetivo da visita é verificar todo o sistema de certificação de carne do Uruguai.

O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai continua trabalhando nos preparativos da nova auditoria de carnes dos Estados Unidos.

“Não é uma missão para habilitar plantas frigoríficas”, disse o diretor da Divisão de Indústria Animal da MGAP, Héctor Lazaneo. O objetivo da visita é verificar todo o sistema de certificação de carne do Uruguai.

“Farão auditoria das medidas tomadas e verificarão o cumprimento dos requisitos impostos em seus programas de equivalência”. Os técnicos norte-americanos chegarão ao Uruguai dia 15 de julho e trabalharão durante um mês, revisando informações oficiais, algumas plantas de abate e visitando o laboratório oficial para conhecer detalhadamente os dados do Programa Nacional de Monitoramento de Resíduos Biológicos.

Trata-se de uma auditoria de rotina, mas os técnicos norte-americanos deverão selecionar as plantas frigoríficas a serem visitadas, no marco de uma lista de exportadores aprovados de 23 estabelecimentos, incluídos também os depósitos de frio.

No marco dessa visita, a Divisão Industrial Animal aproveitará para mostrar o sistema de monitoramento contra Escherichia coli O157:H7, que está aprovado entre ambos os países desde janeiro de 2008. Mediante esta ferramenta, garante-se aos importadores norte-americanos que se envia todo o lote de carne moída e processada com destino à indústria e que não há caixas remanescentes desse lote em sucessivos embarques.

Por outro lado, uma das grandes forças do Uruguai é a rastreabilidade individual dos bovinos, que começou em 2007, de forma obrigatória com os bezerros nascidos durante a primavera desse ano.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.