A economista e diretora de mercados externos do Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai, Silvana Bonsignore, disse que a instituição fez uma viagem para uma região próxima a Dallas, no Texas, Estados Unidos, em que de 9 a 11 de setembro, o Instituto foi patrocinador de um festival gastronômico onde famosos chefes de cozinha elaboraram diversos pratos, nos quais a carne uruguaia teve exclusividade. Por outro lado, o INAC contou com um estande e com a participação em diversas publicações especializadas em gastronomia.
No Brasil, o INAC planeja um empreendimento conjunto com o Instituto Nacional de Vitivinicultura (Inavi), para a realização da Semana de Carnes e Vinhos Uruguaios, de 16 a 24 de setembro, em um restaurante na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Bonsignore disse que empreendimentos similares já foram realizados em conjunto com o Inavi com êxito e espera-se que durante a Expo Prado 2005 seja firmado um convênio para continuar aprofundando e melhorando este trabalho.
Na Europa, o INAC participará de 8 a 12 de outubro da feira ANUGA, uma das mais importantes do setor de alimentos, com um estande de 273 metros quadrados, o maior na história da participação do Uruguai nesta feira.
Nesta ocasião, acompanharão o instituto 17 plantas frigoríficas, operadores de mercado e empresários em uma delegação de aproximadamente 50 pessoas. No evento será realizada uma degustação diária de três horas, para a qual foram contratados chefes conhecidos e os pratos estarão acompanhados com vinhos uruguaios.
“Cada mercado requer uma mensagem especial e não é a mesma mensagem que vamos passar no Brasil, nos EUA e na Europa”. Bonsignore disse que sempre que o INAC prepara uma viagem ao exterior, faz um estudo prévio de mercado para determinar a forma de apresentação dos produtos. “No caso dos EUA, a obesidade é um problema e nós sabemos que nossas carnes são mais magras, que contêm menos gordura e mais Ômega-3. No caso da Europa, é dada muita importância com o fato de ser natural e com a ausência do uso de hormônios, de forma que essa é a mensagem passada neste local”.
Fonte: El País, adaptado por Equipe BeefPoint