Mercado Físico da Vaca – 23/03/09
23 de março de 2009
Mercados Futuros – 24/03/09
25 de março de 2009

Uruguai quer abrir churrascaria gourmet em Portugal

Após o êxito alcançado no ano passado pela carne bovina e ovina uruguaia em Zaragoza, na Espanha, onde funcionou durante vários meses a Churrascaria Gourmet "Uruguai Natural", agora, a ideia é repetir o feito em Portugal.

Após o êxito alcançado no ano passado pela carne bovina e ovina uruguaia em Zaragoza, na Espanha, onde funcionou durante vários meses a Churrascaria Gourmet “Uruguai Natural”, agora, a ideia é repetir o feito em Portugal.

O empreendimento, que poderá estar funcionando em quatro ou cinco meses, estaria localizado na província portuguesa de El Algarve, na cidade de Vale do Lobo, uma das zonas de elite da costa portuguesa, onde o turismo tem uma presença constante ao longo de todo o ano.

O empresário que está interessado no projeto já está negociando com o Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), que será quem voltará a certificar os cortes a serem vendidos. “O empreendimento não terá custo para o INAC, salvos os custos operacionais e de design, como aconteceu em Zaragoza 2008”, disse o presidente do INAC, Luis Alfredo Fratti.

A ideia é desenvolver o mesmo modelo de Zaragoza 2008. “São as mesmas condições, o INAC voltará a certificar a carne exportada e vendida no restaurante. Os importadores negociam e são os encarregados de pagar o produto, mas será o INAC que certificará e monitorará os cortes que serão servidos”. O INAC pretende monitorar a qualidade da carne e suas condições higiênico-sanitárias no negócio, sem se meter nas decisões empresariais ou no bolso do empresário empreendedor.

Além da promoção, estes empreendimentos abrem oportunidade de valorizar os cortes. “No caso das carnes vendidas através dos restaurantes, não estão regidas pelas mesmas regras do mercado, porque têm um maior compromisso de qualidade, um grau mais alto de valor”, disse Fratti.

A reportagem é do El País, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.