Mercado Físico da Vaca – 06/05/08
6 de maio de 2008
Nelore Natural presente na 74º ExpoZebu
8 de maio de 2008

Uruguai quer continuar exportando carne ao México

O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), através da Embaixada do Uruguai no México, acelera os passos para renovar a habilitação para continuar exportando carne bovina desossada e maturada ao México. A Direção Geral de Serviços Pecuários já enviou toda a documentação há um mês, confirmaram fontes oficiais, e agora o trâmite está sendo seguido pela embaixada uruguaia no México. A habilitação do Uruguai vence no mês de julho e o país é a única nação do Mercosul que está autorizada a entrar no mercado mexicano com carne bovina.

O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), através da Embaixada do Uruguai no México, acelera os passos para renovar a habilitação para continuar exportando carne bovina desossada e maturada ao México.

A Direção Geral de Serviços Pecuários já enviou toda a documentação há um mês, confirmaram fontes oficiais, e agora o trâmite está sendo seguido pela embaixada uruguaia no México. A habilitação do Uruguai vence no mês de julho e o país é a única nação do Mercosul que está autorizada a entrar no mercado mexicano com carne bovina.

Algumas fontes ligadas ao setor privado disseram ao El País que os importadores mexicanos pressionam para que não seja renovada a habilitação da entrada de carne bovina uruguaia já que os frigoríficos uruguaios direcionam seus negócios para os mercados que pagam mais pela carne. A maior parte dos envios de carne bovina uruguaia não tem mais como principal destino os três mercados da América do Norte que formam o Nafta (Estados Unidos, Canadá e México), mas sim, a União Européia (UE) e Rússia. Em ambos os mercados a demanda é constante e os preços continuam sendo bastante atrativos para as empresas.

Com o México, nos últimos meses, o Uruguai está fazendo poucos negócios, basicamente enviando alguns cortes de alto valor. O México é um mercado onde não há cota e a tarifa que se paga para entrar com carne é a mais baixa dentro dos mercados da América do Norte.

Diante da queda do ritmo dos envios de carne do Uruguai, os importadores mexicanos aumentaram suas compras de carne dos EUA para abastecer suas demandas.

Os comentários estão encerrados.