O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai começou a preparar a agenda para a auditoria da União Europeia (UE), que será cumprida de 2 a 13 de março. A UE é o principal importador de cortes de carne bovina de alto valor do Uruguai e manter esse mercado é primordial para a cadeia de carnes.
O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai começou a preparar a agenda para a auditoria da União Europeia (UE), que será cumprida de 2 a 13 de março. A UE é o principal importador de cortes de carne bovina de alto valor do Uruguai e manter esse mercado é primordial para a cadeia de carnes.
A última auditoria sanitária feita pelos técnicos comunitários no Uruguai foi em 2007, onde apenas deixaram quatro observações “leves”, frente às 14 recomendações “importantes” que tinham feito em 2004.
Os especialistas da UE não somente revisarão os avanços que a pecuária uruguaia teve na luta contra a febre aftosa e a doença da ‘vaca louca’, como também farão auditoria de plantas exportadoras (há mais de 23 habilitadas) e revisarão a Direção do Laboratório Veterinário (Dilave) “Miguel C. Rubino”, o laboratório oficial do MGAP, onde se confirmam os diagnósticos de campo e se faz a análise de resíduos nos produtos a serem exportados. Também revisarão estabelecimentos produtivos, como fizeram nas visitas anteriores.
Além da rastreabilidade individual obrigatória que o Uruguai impôs com os bezerros a partir de 2006 ou da incorporação de novos veterinários na secretaria de Estado, uma das maiores forças a ser oferecida aos europeus é a transformação no Dilave.
Na auditoria de 2007, uma das observações se centrava no fato de o laboratório oficial não ter habilitado um sistema de qualidade ISO. Desde agosto do ano passado, com fundos próprios, estão sendo cumpridos os passos para dotar ao Dilave as normas ISO 17025. Por sua vez, vem sendo trabalhado para que o laboratório também cumpra as normas da ISO 9001.
Após a auditoria comunitária, chegará ao Uruguai a revisão anual dos Estados Unidos, onde o trabalho se centra mais a nível de frigoríficos exportadores. Posteriormente, também confirmaram sua auditoria os serviços sanitários do Canadá.
A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.