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Uruguai supera Argentina no consumo de carne bovina

O Uruguai superou a Argentina e se posicionou como o país com o maior consumo de carne bovina por habitante ao ano: 58,2 quilos, segundo dados estatísticos co Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC).

O Uruguai superou a Argentina e se posicionou como o país com o maior consumo de carne bovina por habitante ao ano: 58,2 quilos, segundo dados estatísticos co Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC).

Tradicionalmente, os argentinos eram os principais consumidores de carne bovina do mundo, com uma ingestão por habitante de 68 quilos por ano, mas a Câmara da Indústria e Comércio de Carne do país, em sua última medição, baixou esse número para 56,7 quilos. A queda ocorreu devido à escassez de gado, que provocou uma falta de carne no mercado interno e a um aumento nos valores do produto, que desestimulou o consumo.

Segundo dados do diário Clarín, entre 2002 e 2007, o rebanho pecuário da Argentina se manteve estável, mas, a partir daí, os produtores começaram a fazer liquidação, apurados pela expansão da agricultura e pelas retenções impostas pelo Governo. Porém, o maior golpe ao rebanho pecuário argentino foi registrado em 2008 e 2009, com a seca.

O grosso do que se vende na Argentina – que anteriormente esteve entre os maiores produtores de carne bovina do mundo – é assado bovino, destinado ao consumo interno. Embora seja um tradicional comprador desse corte, a demanda se acentuou recentemente devido à queda da produção interna; a baixa foi tão abrupta que nem chegou a cumprir sua cota Hilton com a União Europeia (UE).

O terceiro maior consumidor de carne bovina do mundo passou a ser os Estados Unidos, com um consumo de 43 quilos por habitante por ano, seguido pela Austrália, com 39 quilos; Brasil, com 36 quilos; Canadá, com 33 quilos; Paraguai, com 32 quilos; Nova Zelândia, com 26 quilos; México, com 23 quilos; Israel, com 22 quilos; Chile, com 21 quilos; e UE, com 19 quilos, segundo o Clarín.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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