Concentração e Digestibilidade da FDN da Silagem sobre o Desempenho de Bovinos
7 de outubro de 2004
Brasil fatura 70,77% a mais com exportações em setembro
11 de outubro de 2004

Uruguai tem a carne mais valorizada do Mercosul

Desde que o Uruguai retomou as exportações de carne bovina aos Estados Unidos em julho de 2003, o preço do gado neste país aumentou consideravelmente, comparado com as cotações brasileiras e argentinas.

Os preços do gado uruguaio ficaram em média em US$ 0,84 por quilo nos 12 meses até agosto de 2004, 33% acima dos preços do gado brasileiro e 24% acima dos preços do gado argentino. Nos últimos três meses, o preço do gado uruguaio aumentou de US$ 0,82/kg para US% 0,90/kg, ficando 47% acima dos preços equivalentes no Brasil e na Argentina.

Os valores mais altos no Uruguai são resultados das maiores receitas obtidas com a exportação da carne bovina aos EUA, diferentemente do que ocorre na União Européia (UE) e no sul da Ásia, onde o Uruguai é obrigado a competir com o Brasil e com a Argentina.

O Uruguai é o único dos três mais importantes países produtores de bovinos da América do Sul que tem acesso ao lucrativo mercado dos EUA de carne in natura.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Jose Flavio Figueira disse:

    O pequeno Uruguai é mais competente que o Brasil e exporta carne in natura para os EUA com ganhos quase 50% superiores aos nossos. É preciso fazer alguma coisa, ou muita coisa, para que possamos ganhar mais mercado lá fora.

    Talvez nossa grande extensão territorial e os problemas localizados em algum ponto isolado de nosso extenso território possa ser entrave. Talvez a idéia de “dividir” o Brasil em “blocos” para fins de entendimento de região produtora, possa dar aos paises compradores lá de fora outra idéia (Região sul, sudeste, etc).