Sociedade Rural Brasileira completa 90 anos
16 de novembro de 2009
USDA aumenta estimativa de produção de carne em 09
16 de novembro de 2009

Uruguai terá programa para avaliar problemas da cadeia

O Instituto Nacional de Carnes (INAC) e o Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA - da sigla em espanhol), ambos do Uruguai, firmarão um acordo de intenção para a execução em 2010 de um programa de garantia da qualidade na cadeia de carnes. O técnico disse que a ideia é que, a partir dos problemas detectados na cadeia de carnes e identificadas as possíveis soluções, comecem a desenvolver um programa em todo o país e com todos os setores, para difundir esses problemas e suas soluções, para o que se deverá trabalhar desde a genética e em todos os elos da cadeia.

O Instituto Nacional de Carnes (INAC) e o Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA – da sigla em espanhol), ambos do Uruguai, firmarão um acordo de intenção para a execução em 2010 de um programa de garantia da qualidade na cadeia de carnes.

O responsável pela área de Serviços Técnicos e Desenvolvimento da Cadeia Agroindustrial do INAC, Ricardo Robaina, explicou que se trata de uma iniciativa que surgiu dos operadores privados, durante a Segunda Auditoria de Qualidade da Cadeia de Carnes realizada por esse organismo junto com o INIA e com a Universidade do Colorado, dos Estados Unidos.

O técnico disse que a ideia é que, a partir dos problemas detectados na cadeia de carnes e identificadas as possíveis soluções, comecem a desenvolver um programa em todo o país e com todos os setores, para difundir esses problemas e suas soluções, para o que se deverá trabalhar desde a genética e em todos os elos da cadeia.

O acordo, que ia ser firmado essa semana e por problemas de agenda dos presidentes de ambas as instituições foi postergado, estabelece que esse programa está definido para março e deverá começar a funcionar o mais tardar em abril.

Esse anúncio foi realizado na apresentação das instituições da publicação com os resultados da segunda auditoria da cadeia de carnes, realizada em 2007, e que tinham sido difundidos em 2008 durante o congresso “Do campo ao prato”. Essa auditoria, que é feita a cada cinco anos, revelou que a cadeia de carne bovina conseguiu reduzir suas perdas durante o processo entre 2002 e 2007 em 28%. As perdas por problemas como machucado, acidez elevada, carnes escuras (cortes negros), gordura amarela, entre outros, passou de US$ 90.723.455 em 2002 para US$ 65.583.672 em 2007.

O responsável pela área de Produção de Carne e Lã do INIA, Fabio Montossi, disse que a partir dessa experiência, conseguiram levar para uma mesa de discussão aberta todos os problemas da cadeia de carnes e suas eventuais soluções. Ele disse que, desde a primeira auditoria em 2002, conseguiu-se avançar no envolvimento dos diferentes membros da cadeia na aplicação das Boas Práticas Agrícolas (BPA) e nas técnicas de Bem-Estar Animal, o que gerou os bons resultados obtidos cinco anos depois.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Comments are closed.