O Uruguai será o primeiro país da América do Sul a vender carne bovina para a China, afirmou na última terça-feira (01/06) o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do país, Martín Aguirrezabala. “No mês de julho será enviado o primeiro embarque de carne uruguaia à China que terá caráter experimental e não será muito grande”, disse o ministro.
Atualmente, seis abatedouros uruguaios têm habilitação sanitária para exportar carne para a China, mas somente um é do setor bovino e os outros cinco se dedicam à produção de ovinos.
Durante a visita à China, que Aguirrezabala classificou como “curta, mas muito produtiva”, os dois países concordaram que uma delegação chinesa viaje no próximo mês de agosto a Montevidéu para inspecionar e, posteriormente, habilitar outros abatedouros uruguaios.
As vendas de carne uruguaia de melhor qualidade estarão destinadas a turistas que visitam a China, mas o ministro destacou também uma ocidentalização da alimentação de muitos chineses. “Cada vez conhecem e valorizam mais a carne bovina”, revelou.
Fonte: El País, adaptado por Equipe BeefPoint