Depois de mais de um ano inativo, volta-se a reativar as exportações de bovinos de corte vivos do Uruguai. De acordo com informações do El Observador, atualmente a empresa Gladenur está comprando no mercado local entre 8.000 e 10.000 bezerros, inteiros e castrados, e também entre 1.000 e 2.000 novilhas prenhes.
Ainda não está bem definido o destino desse embarque, mas poderia ser Jordânia ou Egito. Vale lembrar que a Turquia, país que no auge da corrente exportadora de bovinos vivos do Uruguai era o principal cliente, atualmente fechou as importações de bovinos vivos.
Também é importante considerar que já não existe o trâmite de solicitação de permissões para exportar bovinos vivos, assunto burocrático que prejudicava a agilidade dos negócios e que, em muitos casos, demorava meses para ser aprovado.
Os exportadores disseram que apesar da baixa de preços dos animais nos últimos meses, o negócio está muito ajustado. No entanto, caso houver aumento dos valores esperado para esses dias, os negócios de exportação poderão voltar a se complicar.
Fonte: El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.