Mercados Futuros – 23/05/08
23 de maio de 2008
Carne melhor com manejo cuidadoso
27 de maio de 2008

Uruguaios otimistas com resultado da auditoria dos EUA

Finalizou na semana passada a auditoria sanitária dos Estados Unidos no Uruguai e, segundo informações oficiais do país, o resultado foi positivo. Oficiais uruguaios estão otimistas com o resultado desta nova auditoria no país, uma das mais exigentes e meticulosas dos últimos anos. O auditor visitou 11 frigoríficos e armazéns frigoríficos que formam uma lista de 23 empresas habilitadas para exportar aos EUA.

Finalizou na semana passada a auditoria sanitária dos Estados Unidos no Uruguai e, segundo informações oficiais do país, o resultado foi positivo, informou o El País.

Durante 15 dias, um técnico do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (Animal and Plant Health Inspection Service – APHIS) dos EUA fez auditoria do processamento da carne bovina uruguaia, revisou documentações oficiais que apóiam a condição sanitária do país, assim como o cumprimento das normas.

Oficiais uruguaios estão otimistas com o resultado desta nova auditoria no país, uma das mais exigentes e meticulosas dos últimos anos. O auditor visitou 11 frigoríficos e armazéns frigoríficos que formam uma lista de 23 empresas habilitadas para exportar aos EUA.

Segundo fontes oficiais consultadas pelo El País, há uma planta frigorífica observada dentro das 11 visitadas, mas são observações “menores”. Agora, a empresa terá 30 dias para resolver as observações do auditor que, segundo informado, “são solucionáveis”.

No mês que vem chegará no Uruguai outra missão sanitária dos EUA, desta vez, centrada em determinar se o Uruguai está cumprindo com o sistema de equivalências que os EUA aplicam em suas empresas, para evitar o aparecimento de novos casos de Escherichia coli O157:H7.

Desde janeiro, quando os EUA realizaram o maior recolhimento de carne de sua história, a Direção Geral de Serviços Pecuários do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai conseguiu que as autoridades do APHIS aprovassem o sistema de equivalências criado para não interromper as exportações de carnes, principalmente aquelas com destino à fabricação de hambúrgueres. Agora, essa missão vem comprovar que esse sistema está sendo cumprido.

Os comentários estão encerrados.