Planejamento estratégico sistêmico
20 de maio de 2005
Sisbov: luz no fim do túnel
24 de maio de 2005

USDA anuncia mesa redonda para discutir EEB

O secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, anunciou que o Departamento de Agricultura do país (USDA) fará em nove de junho uma mesa redonda para discutir a segurança da carne bovina norte-americana e as mudanças na infra-estrutura da indústria. Johanns disse que os dados ilustrando o sucesso do aprimoramento da vigilância do USDA contra a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, farão parte da discussão chamada “A Segurança da Carne Bovina da América do Norte e os Efeitos Econômicos da EEB na Indústria de Carne Bovina dos EUA”.

“Chegou o momento de apresentar claramente a ciência que dá suporte à segurança da carne bovina da América do Norte e examinar as mudanças na infra-estrutura da indústria. É notável que não tenhamos encontrado um único caso de EEB durante um ano de agressiva busca. Agora, chegou a hora de colocar em perspectiva para produtores, processadores e tomadores de decisão os fatos e as futuras implicações do curso que estamos seguindo”.

O programa aprimorado de vigilância tem como alvo a população de animais na qual a EEB tem maior probabilidade de ser detectada, incluindo animais com problemas de locomoção ou deprimidos, animais exibindo sinais de desordens no sistema nervoso central ou quaisquer outros sinais que poderiam ser consistentes com a EEB, além de animais que morreram de causas desconhecidas. Mais de 350 mil animais foram testados e todos apresentaram resultado negativo.

O evento reunirá especialistas do USDA, produtores, frigoríficos e outros grupos da indústria e acadêmicos para discutir a ciência da EEB e os impactos econômicos na indústria de carne bovina dos EUA.

A mesa redonda será aberta ao público e ocorrerá na quinta-feira, nove de junho, no Andrew Boss Laboratory, Universidade de Minnesota.

Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.