O departamento de Programas Comerciais da Associação Americana de Angus (American Angus Association – AAA) anunciou que o programa AngusSource foi aprovado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) como um Programa de Certificação de Processos (Process Verified Program – PVP).
“A impressionante demanda por bovinos com genética conhecida Angus e o aumento do interesse na origem e verificação de idade estimulou a AAA a começar a tomar os passos para o AngusSource se tornar um PVP”, disse o vice-presidente de relações industriais e diretor de programas comerciais da AAA, Jim Shirley. “A aprovação do AngusSource como um PVP dá aos compradores maior confiança quando buscam genética, e gado com origem e verificação de idade”.
O Programa de Certificação de Processos AngusSource certifica um mínimo de 50% de genética Angus, a origem e o grupo de idade. Para ser selecionado para o programa, o animal precisa ser filho de um touro Angus registrado, com registro da fazenda de origem, e ter documentado mês, dia e ano de nascimento do bezerro mais velho do grupo (grupo de idade).
A chave do Programa de Certificação de Processos AngusSource é o Documento AngusSource, que é criado para cada grupo de bovinos registrados. Todos os bovinos do programa trarão o selo de Certificação de Processo do USDA em seu Documento AngusSource.
Além disso, este documento inclui informações de contato da fazenda de origem, o perfil genético dos ancestrais Angus registrados e o grupo de idade. O número de lote do Documento AngusSource corresponde ao número de lote impresso no identificador oficial do programa AngusSource que identifica cada cabeça de gado registrada no programa.
O brinco do programa AngusSource é impresso com um logotipo, as palavras ANGUS SOURCE, um número único para cada animal de 15 dígitos, um número administrativo escolhido pelo produtor e um número de lote AngusSource que inclui o estado de origem e um código para a fazenda de origem. O Documento AngusSource é armazenado eletronicamente e está disponível para qualquer um ao entrar em contato com a AAA.
O AngusSource oferece oportunidades adicionais fora do PVP. Os Documentos AngusSource podem ser personalizados para reposição de fêmeas ou bovinos de engorda. Informações adicionais sobre manejo, processo, saúde e comercialização podem ser incluídas pelo produtor que está registrando o gado.
Se as informações de comercialização forem incluídas, o gado é registrado no site na Internet do AngusSource e enviado via e-mail pela AngusSource Listing para mais de 400 compradores, estabelecimentos de engorda e leilões.
“Nós acreditamos que o Programa de Processo Verificado AngusSource oferecerá aos produtores oportunidades adicionais para receber premiums por seus bovinos Angus”, disse Shirley.
O Programa de Certificação de Processos do USDA
O PVP do USDA fornece aos fornecedores de produtos ou serviços agrícolas a oportunidade de assegurar aos clientes sua capacidade de fornecer produtos ou serviços com qualidade consistente. Isso é efetuado através de documentação da produção ou de processos verificados dos serviços prestados através de auditorias independentes feitas por terceiros.
O PVP do USDA usa o padrão de série 9000 da Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardizatio – ISO 9000) para sistemas de qualidade documentados como um formato para avaliar a documentação do programa para garantir práticas consistentes de auditoria e promover reconhecimento internacional dos resultados das auditorias.
Fonte: Drovers, adaptado por Equipe BeefPoint