USDA divulga benefícios da TPP para setor de carnes dos EUA

Documentos descrevendo os benefícios financeiros específicos para o setor de carnes dos Estados Unidos obtidos com a Parceria Trans-Pacífico (TPP) foi publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A TPP, acordo entre os Estados Unidos e 11 nações do Pacífico Sul, foi inicialmente fechada em 6 de outubro após negociações que duraram quase cinco anos. Embora ainda vá um tempo para que o acordo entre em efeito de fato, o USDA destacou seus benefícios para o setor de carnes.

No caso do Japão, maior mercado de exportação de carne bovina dos Estados Unidos, a TPP fornecerá acesso sem precedentes ao mercado, eliminando tarifas de 74% de importações de carne bovina e produtos derivados dentro de 16 anos, com cortes substanciais nas tarifas restantes. O Japão reduzirá as tarifas sobre cortes de carne bovina fresca, resfriada e congelada com relação a atual taxa de 38,5% para 9% dentro de 16 anos.

As tarifas sobre miúdos bovinos, incluindo fígado e língua, que atualmente são de 21,3%, serão eliminadas dentro de 16 anos, em alguns casos com cortes imediatos de 50% na tarifa, disse o USDA, enquanto as tarifas sobre produtos processados, atualmente em 50%, serão eliminadas em 15 anos. As tarifas serão completamente eliminadas sobre as exportações de carne bovina e suína a Vietnã, Malásia, Nova Zelândia e Brunei. Em troca, os Estados Unidos eliminação suas tarifas sobre produtos de carne bovina e suína de outros países da TPP, atualmente em 26,4%, dentro de 15 anos.

Fonte: Globalmeatnews.com, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

O Brasil e as cadeias globais – Por Marcos Sawaya Jank
19 de outubro de 2015
Rússia continua vendo queda na produção de carne bovina
19 de outubro de 2015