Segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil deverá ultrapassar a Austrália como maior exportador de carne bovina do mundo. De acordo com o USDA, as exportações mundiais de carne bovina em 2004 deverão aumentar 8% em relação às de 2003, para 6,9 milhões de toneladas, enquanto a produção mundial do produto deverá aumentar levemente no próximo ano, para 50 milhões de toneladas.
Apesar de a Austrália ter sido há muito tempo o maior exportador mundial de carne bovina, o rápido crescimento na produção no Brasil fará com que o País ocupe a posição de maior exportador, ultrapassando a Austrália.
As previsões do USDA são de que a produção de carne bovina da Austrália em 2004 cairá levemente, para 1,94 milhão de toneladas, fazendo com que fique em sétimo lugar na lista dos países produtores de carne bovina. Além disso, o Departamento informou que as exportações da Austrália cairão, tornando-a o segundo maior exportador desse produto do mundo, vendendo cerca de 1,3 milhão de toneladas em 2004.
Em contraste, a produção de carne bovina do Brasil deverá aumentar 4% em 2004, para 7,86 milhões de toneladas, com exportações aumentando 20%, atingindo o volume de 1,37 milhão de toneladas, quase o triplo do volume exportado em 1999 (464 mil toneladas). O firme aumento na produção de carne bovina brasileira durante os últimos dez anos estimulou o crescimento das exportações, com o enfraquecimento da moeda nacional, ajudando a aumentar a competitividade de preços da carne bovina brasileira nos mercados mundiais.
De acordo com o USDA, as exportações de carne bovina dos EUA deverão aumentar 1%, para 1,2 milhão de toneladas, apesar do declínio de 5% na produção, para 11,6 milhões de toneladas. As exportações de carne bovina do Canadá em 2004 deverão recuperar cerca de 45% da queda ocorrida neste ano devido ao caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) surgido no país, para 615 mil toneladas, enquanto as vendas externas da Nova Zelândia, em 2004, deverão manter-se estáveis, em 535 mil toneladas.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Caros amigos este assunto do Brasil ser o maior exportador de carne bovina do mundo, nos enche de orgulho, pura verdade, porém, gostaria que os senhores nos informassem, meros expectadores qual o valor verdadeiro em dólares recebido por kg, arroba e/ ou tonelada de carne bovina?
Vale a pena ser o primeiro? Não seria melhor brigarmos por uma remuneração média melhor? E depois brigarmos para ser o primeiro? Pois, penso que a maioria dos produtores de carne bovina, não está satisfeito com o que recebe pelo seu boi.
No entanto, concordo que a média destes produtores também não está fazendo grandes esforços para merecer muito mais do que recebem. Prova disso é a grande dificuldade de aumentar significativamente o volume de animais rastreados, e mesmo rastrearem as bezerras na hora da vacinação contra brucelose bovina, que serão as futuras matrizes!
Muito poucos estão (ou quase ninguém) adotando esta estratégia!