Autoridades do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e da Administração de Alimentos e Drogas (FDA) disseram na sexta-feira que as agências concordaram com uma abordagem de regulamentação conjunta para produtos alimentícios cultivados a partir de células.
A decisão segue a reunião pública do mês passado, realizada em Washington, para discutir como melhor regulamentar o uso de linhas de células de gado e aves para desenvolver produtos cultivados a partir de células.
Levando em conta esse feedback, os funcionários do USDA e do FDA discutiram as questões e concluíram que ambas as agências deveriam supervisionar a produção de produtos alimentícios cultivados com células derivadas de gado e aves.
Sob esta estrutura, a FDA gerenciará a coleta de células, os bancos de células e o crescimento e diferenciação de células. O USDA assumirá o controle durante a fase de colheita de células e, em seguida, supervisionará a produção e a rotulagem de produtos de carne baseados em células.
Enquanto isso, as agências afirmam que estão decidindo os detalhes técnicos, como a forma como as duas agências colaborarão e compartilharão informações durante o desempenho de suas respectivas funções.
Em um comunicado, o secretário da Agricultura, Sonny Perdue, e o comissário da FDA, Scott Gottleib, disseram: “O USDA e a FDA estão confiantes de que esta estrutura regulatória pode ser implementada com sucesso e garantir a segurança desses produtos. Como nossas agências têm a autoridade estatutária necessária para regular adequadamente os produtos alimentícios cultivados com células derivadas de gado e aves, a Administração não acredita que a legislação sobre esse assunto seja necessária.”
O período para comentários públicos foi estendido para o dia 26 de dezembro.
Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.