Indústria de carnes dos EUA lançará nova campanha promocional
11 de abril de 2002
Resultados do Enipec 2002
15 de abril de 2002

USDA protesta contra novos requerimentos de segurança de alimentos das Filipinas

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) irá fazer um protesto na Organização Mundial do Comércio (OMC) se as Filipinas não retirarem os novos requerimentos determinados para as importações de carne. O porta-voz do USDA, Michael Woolsey, disse que outros exportadores de carnes para as Filipinas, como o Canadá, a Austrália e a Bélgica, também estão dispostos a tomar medidas similares.

O Comitê Sanitário e Fitossanitário (SPS) da OMC irá decidir, de acordo com as regras da organização, se existem razões suficientes para que os EUA iniciem um procedimento formal contra as Filipinas, segundo Woolsey. Em dezembro do ano passado, o Departamento de Agricultura das Filipinas estabeleceu uma medida que exige um certificado de segurança e a elaboração de uma lista de certificação de todas as carnes importadas pelo país. A medida ainda não foi implementada, pois ainda faltam formulações de regras e regulamentações importantes.

Woolsey classificou a nova medida como “desnecessária” uma vez que os EUA já têm um sistema de inspeção que garante a segurança de sua carne e permite a reastreabilidade da origem do produto. “Esse novo requerimento só vai atrapalhar os embarques, além de gerar um gasto extra”, disse.

Os EUA exportam anualmente cerca de US$ 30 milhões para as Filipinas, em exportações de carne bovina, suína e de frango.

Fonte: AP World Business, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.