O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse na sexta-feira que está se associando com a Fundação Nacional de Pecuaristas e com a Associação Nacional de Produtores de Carne Bovina (NCBA) para facilitar o registro de mais áreas de criação de bovinos como parte do Sistema de Identificação Animal Nacional (National Animal Identification System - NAIS).
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse na sexta-feira que está se associando com a Fundação Nacional de Pecuaristas e com a Associação Nacional de Produtores de Carne Bovina (NCBA) para facilitar o registro de mais áreas de criação de bovinos como parte do Sistema de Identificação Animal Nacional (National Animal Identification System – NAIS), segundo informou o MeatingPlace.com.
O USDA também anunciou que em breve divulgará um plano comercial para avançar na rastreabilidade de doenças animais. Este plano traz estratégias para ajudar a alcançar as metas de longo prazo do NAIS, que é coletar dados suficientes para rastreamento dentro de uma janela de 48 horas no caso de ocorrência de alguma doença. Isso permitirá que os oficiais de saúde animal rastreiem a doença até sua origem, o que essencialmente protege outras áreas e bovinos dos impactos adversos econômicos do surgimento da doença.
“Este acordo cooperativo ajudará o USDA a estender-se para a grande e variada indústria pecuária norte-americana para promover os valores do sistema nacional de identificação animal”, disse o vice-secretário para programas de comercialização e regulamentação do USDA, Bruce Knight. “Para o futuro sucesso da indústria, é essencial que os produtores e os oficiais de saúde animal tenham as informações que precisam para responder rapidamente e efetivamente no caso de uma situação de doença animal. O NAIS fornece esta estrutura”.
Pelos termos do acordo, a Fundação Nacional de Pecuaristas e a NCBA usarão oportunidades de meio de comunicação impressa e eletrônica, incluindo a revista da Fundação e o programa de televisão “Pecuarista para Pecuarista” da NCBA, bem como segmentos de rádio, para criar a base para futuros esforços.
Também serão usados financiamentos para esforços educacionais para atingir os 29 mil membros da organização e os 230 mil produtores de gado adicionais. Esses esforços incluirão contato direto com o produtor junto com educação através do Livestock Marketing Council. A NCBA usará esta exposição profissional e seu site na internet para fornecer esses esforços educacionais.
O USDA anteriormente anunciou acordos cooperativos similares com a Associação Americana de Angus, a Organização de Identificação Animal dos EUA, o Conselho Nacional de Suínos, a Indústria Americana de Ovinos, a Organização Nacional FFA e a Federação Nacional de Produtores de Leite, que representa um consórcio de seis organizações leiteiras.
O NAIS é um programa voluntário e consiste em três componentes: registro de áreas, identificação animal e rastreabilidade. O componente de registro de áreas do NAIS garante a disponibilidade de uma rede de comunicações em toda a nação para assistir os produtores de gado e oficiais de saúde animal no caso do registro de doença animal. Um total de 426.671 áreas em toda a nação foi registrado até agora.