As exportações de carne bovina do Uruguai devem aumentar para 470 mil toneladas em 2006, segundo o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no país. As exportações deste ano devem fechar em 460 mil toneladas, dez mil toneladas mais que em 2004.
Em relatório publicado no site do Serviço Agrícola Internacional (FAS), do USDA, o adido diz que o aumento da produção e a estabilidade da demanda interna permitirão aumento no excedente exportável, que deve ser vendido principalmente para os Estados Unidos. O Uruguai deve tirar vantagem de seu melhor status sanitário, comparado aos vizinhos Brasil e Argentina.
Mas a carne bovina do país continua banida dos principais mercados asiáticos, Japão e Coréia do Sul. Os Estados Unidos devem continuar como principal mercado para a carne bovina do Uruguai, que para lá envia 77% das exportações.
O rebanho bovino do país deve permanecer relativamente estável entre 12 milhões e 13 milhões de cabeças. A produção de carne deverá ser de 610 mil toneladas em 2006 e o consumo doméstico deverá ser de 145 mil toneladas.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Ana Conceição), adaptado por Equipe BeefPoint