Mercado Físico da Vaca – 30/09/09
30 de setembro de 2009
Efeitos da suplementação mineral em sistemas de alto desempenho (vídeo, slides e artigo)
2 de outubro de 2009

USMEF: campanhas aumentam confiança dos japoneses na segurança da carne norte americana

Durante os últimos três anos, o número de consumidores japoneses que se sentem "extremamente seguros" ou "um pouco seguros" em consumir carne bovina dos EUA mais que dobrou, de 12,1% em 2006 para 30,1% em agosto de 2009, de acordo com pesquisas feitas a pedido da USMEF pela Macromill. Aqueles consumidores que se sentem "não muito seguros" ou "não seguros de maneira nenhuma" caíram de 62,5% para 30,8%, enquanto o resto não tinha uma opinião firme sobre o assunto.

Embora o acesso da carne bovina dos Estados Unidos continue limitado no Japão, os consumidores naquele que antes era o principal mercado de exportação do país estão mais prontos do que nunca para consumir os produtos norte-americanos, de acordo com pesquisas conduzidas pela Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF).

Durante os últimos três anos, o número de consumidores japoneses que se sentem “extremamente seguros” ou “um pouco seguros” em consumir carne bovina dos EUA mais que dobrou, de 12,1% em 2006 para 30,1% em agosto de 2009, de acordo com pesquisas feitas a pedido da USMEF pela Macromill. Aqueles consumidores que se sentem “não muito seguros” ou “não seguros de maneira nenhuma” caíram de 62,5% para 30,8%, enquanto o resto não tinha uma opinião firme sobre o assunto.

“A mensagem de qualidade, segurança e benéfico para a saúde da carne bovina dos EUA está repercutindo nos consumidores japoneses”, disse o diretor sênior de marketing da USMEF-Japão, Takemichi Yamashoji. “Nossos programas são direcionados a reformar essas percepções positivas entre os consumidores e a tendência é muito positiva”.

A pesquisa revelou que os consumidores japoneses buscam certas informações de fontes externas para reforçar sua confiança na carne bovina dos EUA. Quando questionados sobre o que os encorajaria a comprar carne bovina dos EUA, os participantes da pesquisa citaram vários fatores:

• 41% citaram a aprovação da segurança da carne bovina dos EUA pelo Governo do Japão;
• 23,4% citaram as garantias de segurança do Governo dos EUA;
• 22,1% lembraram das aprovações de segurança oferecidas por especialistas e celebridades;
• 20,5% falaram das explicações sobre segurança oferecidas por produtores dos EUA;
• 14,4% citaram a oferta de carne bovina dos EUA em restaurantes e hotéis bem conhecidos.

Yamashoji disse que os programas da USMEF são voltados a essas áreas mesmo. Por exemplo, através de esforços da USMEF, o histórico hotel quatro estrelas Hotel Okura em Tóquio recentemente recolocou a carne bovina dos EUA no cardápio de seu restaurante. Em uma promoção especial com a rede varejista York Benimaru, a USMEF desenvolveu uma série de propagandas trazendo fotos dos compradores de carne da rede e seu endosso pessoal da carne bovina dos EUA aos clientes das 160 lojas da rede.

Recentemente, a USMEF-Japão organizou um seminário científico sobre os riscos da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) na carne bovina, liderado por especialistas em EEB, para uma audiência de mais de 80 oficiais do Governo do Japão, representantes da indústria de carnes, da mídia e formadores de opinião. Um especialista em controle de riscos afirmou que não existe virtualmente nenhum risco aos consumidores japoneses de contrair EEB.

No mês passado, 100 famílias japonesas foram selecionadas entre 4.000 famílias que se inscreveram para participar do churrasco da USMEF em Tóquio feito por quatro representantes da Nebraska Soybean Board (NSB). A delegação da NSB assou carne com as famílias, visitou a cozinha das escolas japonesas e visitou fábricas de processamento de carnes do país durante a visita.

A reportagem é do site da USMEF (www.usmef.org).

Os comentários estão encerrados.